segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Terras de Bouro no rolo das memórias: Grupo Desportivo


No tempo em que a equipa do Grupo Desportivo de Terras de Bouro era totalmente constituída por jovens da Terra. Esta equipa, com pontuais alterações, foi Campeã Distrital da 3ª Divisão (1980/81), Campeã Distrital da 2ª Divisão (1983/84) e competiu largos anos no Campeonato Distrital da 1ª Divisão (hoje, Divisão de Honra da A.F.Braga)... e nunca nos "deixou mal"!...

Há cerca de meia dúzia de anos, alguns dirigentes e os "craques" então contratados pelo Grupo Desportivo "venceram" tudo - até o próprio nome do clube - e este foi extinto, tendo passado a designar-se Associação Desportiva, Recreativa e Cultural de Terras de Bouro.
Parece-me que as excelentes condições atuais - bancada coberta, campo relvado e novos balneários - poderiam ser mais potencializadoras de um verdadeiro desenvolvimento desportivo dos jovens do meu concelho e das terras vizinhas, pois entendo que um clube desportivo de uma região como Terras de Bouro se deveria preocupar, fundamentalmente, com o desenvolvimento da juventude que serve e não tanto com objetivos de natureza competitiva.
O desporto é um serviço público que é (e deverá continuar a ser) estimulado e subsidiado com erário público, concedo; mas deverá ser um serviço público prestado, sobretudo, àqueles que o praticam, às suas famílias e à comunidade cuja juventude é por ele integrada e valorizada. Por isso, os jovens locais deveriam estar mais presentes na prática desportiva e os clubes não se deveriam preocupar tanto em agradar àqueles que, de prática desportiva, têm apenas o hábito de vociferar impropérios.

Sem comentários:

Enviar um comentário