sábado, 28 de maio de 2011

João Luís Dias no "Dia do Autor Português"

A minha escola comemorou, no dia 25 de Maio, p.p., o "Dia do Autor Português". Para o efeito, foi convidado o poeta da nossa Montanha, o João Luís Dias, cuja obra conta já com várias publicações, nomeadamente "Ecos de um Silêncio", de 1988; "Sonho em Hora de Ponta", de 1992; "Antes que o Tinteiro Entorne", crónicas, de 2003; "Um Poema, Uma Flor", de 2008; e o recente "Coração de Algodão", publicado em janeiro de 2011.
Pretendeu-se uma "cerimónia sem cerimónias", uma aula diferente, interativa, em que os alunos pudessem apreender que a arte e, nesta circunstância, a poesia - a arte da palavra - convive com cada um de nós, está nas vidas e nas relações entre as vidas, na natureza e na forma como cada um a vê, a ouve, a sente... e pressente, como diz o poeta da montanha.

Fui ao POEMAS E RECADOS e saquei estes vídeos, sem autorização prévia (pelo que te peço perdão, caro João):


A minha visível satisfação, além de assentar na musicalidade das palavras do João Luís e na pureza da voz da Cristiana, foi ter tido a oportunidade de fazer um dueto instrumental com o Pinho, que toca viola que se farta!


Orgulho-me dos meus alunos e da verdade deste momento!... Aqui não há encenações nem castings de seleção!...
Quando os convidei para este encontro com o poeta João Luís, todos se ofereceram para fazer a leitura de um poema, cientes de que não haveria tempo nem disponibilidade para ensaios e a recitação seria mesmo sem qualquer rede; por isso, estas leituras traduzem a perceção e a sensibilidade que cada um teve face a cada poema e não aquelas que o professor entendesse que deveriam ter. Só com experiências envolventes os alunos poderão conquistar a sua autonomia e espírito crítico perante o conhecimento, a arte e as palavras.

4 comentários:

  1. Mas o sucesso desta atividade dependeu muuuito da competência do prof :-))

    ResponderEliminar
  2. Um abraço ao professor Manuel Adelino, ao Luís Pinho, ao professor Daniel, aos alunos e à direção da Escola. Gostei de ter estado por lá.
    João Luís Dias

    ResponderEliminar
  3. Muito bom, sim senhor! Gostei! Parabéns a todos!
    Mano, adorei ver-te à guitarra e escutar o som da tua voz :-)
    Zi

    ResponderEliminar