terça-feira, 12 de março de 2013

"MILIÁRIO" - o novo jornal da minha Escola

Há já muitos anos que a minha Escola não tinha um jornal!... Houve tempos em que era editado trimestralmente "O Sinal de Terras de Bouro". O meu caríssimo e saudoso colega Prof. Ademar Santos, colaborador do "Expresso", era o grande impulsionador desse projeto de informação, e eu um colaborador empenhado e disposto a aprender um pouco de jornalismo. Com a saída do Ademar, o "Sinal" deixou, nos moldes em que era produzido, de ser viável.
Sucedeu-lhe o jornal "GEIRA", mais modesto, do qual foram publicados apenas três ou quatro números, pois alguns rotineiros agentes do ensino, não sendo capazes de criar quaisquer projetos inovadores e pedagogicamente mobilizadores, tudo fizeram para obstaculizar o que, por ser dinâmico, os pudesse reduzir à sua tacanhez...
Cerca de quinze anos esteve, então, a minha Escola sem jornal!...
Este ano letivo, criadas novamente as condições para o envolvimento de um grupo de professores e de alunos no projeto "GEIRA - Grupo de Estudo, Informação, Recreio e Artes", foi possível recuperar a publicação de um novo jornal escolar. E, inspirado nos marcos graníticos que registam os feitos do passado, eis o "MILIÁRIO":

(Hoje, edito online o primeiro número, no dia em que está para impressão o segundo)

Sem comentários:

Enviar um comentário